quarta-feira, 29 de abril de 2020

Meu problema com O Caibalion foi ter lido O Poder do Subconsciente antes.

Eu sempre tive curiosidade em ler o Caibalion, mas foi um daqueles livros que eu sempre posterguei em ler, eu já estava bem inserido nos preceitos herméticos e depois de assistir a série Dark eu me senti compelido em ler o livro, quem já leu o Caibalion compreende todas as ideas do mentalismo que são inseridas pelo livro, que ao meu ponto de vista tem todo o sentido lógico. Quem não conhece os preceitos herméticos provavelmente conhece sobre o livro a lei da atração, que é praticamente uma lição sobre o mentalismo hermético modernizado e com linguagem mais moderna.


Enquanto eu lia o Caibalion não conseguia a todo momento me desviar da leitura pensando em como tudo aquilo ali que estava escrito era muito abstrato, não conseguia não comparar com O Poder do Subconsciente aonde Joseph Murphy, que também tem trata do assunto do mentalismo, mas com um teor mais cientifico, com exemplos práticos, e dados científicos aplicados pois o autor do livro era um médico e teve métodos práticos de aplicação e testes da eficiência do mentalismo, ali podemos ver o sr. Joseph mostrando os resultados em diversos pacientes. O que torna a leitura muito mais tangível para pessoas que são mais "materialistas" como eu, usei as aspas pois não me considero existencialmente um materialista, talvez um assunto para outro post.

As sete leis herméticas são tão abrangentes e abstratas que já compõem toda a abstração que o assunto necessita, um livro como o Caibalion tentando explicar essas abstrações pode se tornar algo inteligível e pra quem se considera um materialista ou cientista de dados, pode se tornar em certos momentos até monótono, eu realmente tive dificuldade em manter o foco na leitura por certos momentos, pois sempre comparava com o objetivismo do Poder do Subconsciente.

Outra coisa que pode ter dificultado minha concentração na leitura foi que no momento em que lia o Caibalion eu havia assistido a série da Netflix Dark, que apresenta muitos acontecimentos misticos o que pode ter feito meu subconsciente esperar por algo mais que o livro não oferecia. É claro que isso não tem nada a ver com o livro em si e sim com minhas expectativas o que pode ser totalmente diferente de leitor para leitor.

Apesar de toda a subjetividade do livro e que simplesmente as sete leis de hermes já serem o suficiente para um bom entendedor compreender todo o significado do mentalismo, o livro aprofunda os ensinamentos de hermes trazendo autonomia para o verdadeiro iniciado, dando as rédias da vida para o individuo que ao meu ver é o primordial para que a pessoa tenha consciência sobre sua existência e sobre a lógica que governa o todo.

Fiquem em paz espero que gostem.

Obrigado e até o próximo!

Curta no facebook http://www.facebook.com/realguilhermecristiano
Siga no Twitter http://twitter.com/_guicristiano

Inscreva-se no canal https://www.youtube.com/user/guipch

Nenhum comentário:

Postar um comentário