quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A Razão é quem somos nós? - Aqui de boas filosofando.

A razão, pelo dicionario - Capacidade para resolver "alguma coisa" através do raciocínio. Socialmente - Aquilo que rege a conduta moral; a justiça. Na matemática - o quociente composto de dois números. Ou seja a razão é o quociente resultado ou consequência de duas ou mais ações ou eventos.

O que me trouxe em mente que então é uma questão mais filosófica. Sobre quem somos? O que é a consciência?


Fazendo um exercício mental sobre quem somos nós nesses últimos meses, é claro que esse não é um pensamento que tenho a tão pouco tempo, e consequentemente sobre o que seria nossa consciência. O que é isso que permite que eu pense nessas coisas que vem em minha mente, sobre o todo. Juntando todo meu conhecimento adquirido durante esses meus 33 anos, sobre física, astrofísica, taoismo, historia, confucionismo, hermetismo, hinduísmo, e politica ou seja, tudo de filosofia que consegui absorver até o momento que escrevo esse texto. Tudo são como leis, como o gato de Schrodinger, no momento em que o universo raciocina sobre o todo.

É claro que nos meus pensamentos mais profundos consigo de certa forma entender as religiões que dominam nossa sociedade atual, pois realmente é uma questão que até hoje não temos como responder, pois se pensarmos em nosso universo filosoficamente. Que se resume então a razão, que no amago da palavra é a capacidade que o universo tem em resolver seus próprios "alguma coisa", esse "alguma coisa" que não podemos chamar apenas de problema, e se mais filosoficamente ainda, pensarmos na palavra raciocínio, que é uma palavra abstrata e tem como sentido mais próximos as faculdades, ações ou maneiras destas resoluções universais, poderia eu aqui então sacramentar que nosso universo é a Razão. Quero aqui deixar bem claro que quando falo em universo estou falando da própria existência, não levando em conta a ideia de multiversos, pois mesmo esses multiversos fariam parte desse todo que aqui chamo de universo.

Quem somos então, seriamos seres racionais, vivendo em um universo racional e que estaríamos a todo tempo tentando criar razões para nossa medíocre ou fantástica existência, a próprio pretexto da perpetuação da especie, qual a razão do mais adaptado sobrevive no universo, será dai que vem toda nossa vão tentativa de dar razão a tudo, seriamos o próprio universo tentando se dar razão. E é dai que vem tudo o que vemos hoje como espiritualidade, logo a espiritualidade é a razão, todos os padrões de conduta tidos como religião são pra dar razão a nossa existência, e é claro que encerro esse texto com mais duvidas que respostas, pois se tratar de um assunto tão subjetivo quanto a razão quanto mais filosofarmos sobre o assuntos mais perguntas surgirão.

Lembrando a todos que o intuito do texto não é ensinar ninguém até porque ainda sou um aprendiz nesse assunto, e minha intenção é aqui é apenas unir a filosofia com a escrita de alguém que se deu conta que só a pratica leva a perfeição.

Pessoal espero que gostem.

Obrigado e até o próximo!

Curta no facebook http://www.facebook.com/realguilhermecristiano
Siga no Twitter http://twitter.com/_guicristiano

Inscreva-se no canal https://www.youtube.com/user/guipch

Nenhum comentário:

Postar um comentário